ChatGPT fornece respostas incorretas sobre tratamentos de cancro

ChatGPT fornece respostas incorretas sobre tratamentos de cancro

O ChatGPT tem vindo a ser usado para várias tarefas no dia a dia, e existem que use a plataforma também para obter informações relacionadas com a saúde. No entanto, se vai usar o sistema para colocar questões relacionadas com cancro, talvez seja melhor ter em conta as respostas dadas.

De acordo com um estudo publicado pela revista JAMA Oncology, o ChatGPT falha em fornecer respostas relacionadas com questões sobre cancro. Embora o estudo indique que, em algumas questões, são fornecidas respostas válida e corretas, a grande maioria encontra-se com erros.

Os especialistas alertam que a plataforma de IA pode fornecer detalhes errados sobre possíveis informações de diferentes cancros, ou até mesmo de possíveis tratamentos, que alguns utilizadores podem levar como informações verdadeiras quando estão, na realidade, incorretas.

O estudo indica ainda que, em muitas das formas de tratamento indicadas pela IA do ChatGPT, estas não estariam dentro do que é recomendado para qualquer método de tratamento do cancro.

É importante ter em conta que, sobre questões de saúde, será sempre importante que os utilizadores obtenham informações de um profissional na área. A tecnologia de IA pode ter vindo a evoluir, mas como em tudo, existem erros que podem ser cometidos e informação incorreta.