Huawei poderá ter GPUs para IA similares aos da Nvidia
Mesmo com todas as sanções que os EUA aplicaram à Huawei, a empresa tem vindo a continuar o desenvolvimento de novas tecnologias no mercado. Tanto que existem agora indicações que as novas GPU da Huawei podem encontrar-se a par com as da NVIDIA, focadas no uso para Inteligência Artificial.
De acordo com Liu Qingfeng, fundador da HKUST Xunfei, a Huawei tem vindo a desenvolver novos chips focados para IA com uma qualidade comparável ao que se encontra na NVIDIA, nomeadamente dos modelos da A100.
Em parte, isto terá sido possível graças aos avanços que a Huawei realizou a nível do desenvolvimento das suas tecnologias e hardware, bem como da captura de talentos no mercado.
No entanto, esta indicação também pode apontar que, com as sanções aplicadas a empresas chinesas, isso tem vindo a indicar que as empresas locais na China encontram-se a avançar consideravelmente no desenvolvimento das suas próprias tecnologias, o que pode vir a revelar-se um problema para empresas estrangeiras como a NVIDIA.
Atualmente o NVIDIA A100 é a segunda placa gráfica mais usada para tarefas de processamento de IA no mercado. No entanto, encontra-se também na lista de componentes que não podem ser colocados à venda na China, devido a proibições do governo dos EUA.
Com a Huawei a atingir o pico de desenvolvimento dos seus próprios chips, isso poderá levar as empresas chinesas a optarem pela versão da empresa no pais, deixando de ser necessário o uso de chips de desempenho inferior.
Além disso, a Huawei encontra-se também a preparar para lançar um novo modelo de IA, que deverá competir diretamente com o ChatGPT.