Google vai vender dados de exposição ao sol e qualidade do ar do Maps
A Google encontra-se a preparar uma nova forma de rentabilizar alguns dados do Google Maps. A empresa confirmou que, em breve, vai começar a vender dados cartográficos que sejam relacionados com energias renováveis e qualidade do ar a empresas dos setores que possam ter interesse nos mesmos.
De acordo com as estimativas, esta partilha de dados vai permitir à Google obter mais 100 milhões de dólares em receitas durante o primeiro ano. O acesso será feito via uma API, que as empresas podem usar para obter os detalhes dos mapas e as informações que se pretendem.
Segundo a CNBC, esta medida vai ajudar a Google a rentabilizar a informação que é atualmente fornecida no Google Maps. Ao mesmo tempo, permite às empresas obterem informação importante para as suas atividades, e que pode ajudar a desenvolver novas tecnologias para diferentes áreas.
Por exemplo, uma empresa de criação de painéis solares pode verificar quais as melhores áreas para vender os mesmos, com base nos dados de energias renováveis que a Google fornece. A mesma ideia pode também ser aplicada a nível da qualidade do ar, para empresas que queiram criar produtos para determinadas regiões com base nesses indicadores.
Espera-se que a nova API venha a ficar disponível durante as próximas semanas. De notar, no entanto, que a mesma encontra-se focada apenas para alguns países – sobretudo para os EUA.