Microsoft volta a forçar o uso do Bing com notificações intrusivas
A Microsoft não é estranha na ideia de tentar “forçar” os utilizadores a usarem os seus produtos. Seja o Edge ou o Bing, praticamente tudo é oportunidade para a empresa tentar levar os mesmos para as suas plataformas.
De tempos a tempos surgem atualizações do Windows que integram formas de levar os utilizadores a instalar o Bing ou usar o Edge. E recentemente parece que a empresa voltou a adotar essa prática.
De acordo com o utilizador da X, Maarten Balliauw, recentes atualizações do Windows 11 encontram-se a apresentar uma nova mensagem de “alerta” no sistema, que tenta levar os utilizadores a usarem o Bing como motor de pesquisa padrão.
O aviso surge como uma notificação na barra de notificações do sistema, e tenta levar os utilizadores a realizarem pesquisas via o Bing. A mensagem indica mesmo ao utilizador para alterar o motor de pesquisa do Chrome – caso o sistema identifique o mesmo instalado – passando para o Bing, e oferecendo a opção para realizar essa tarefa automaticamente.
A notificação surge várias vezes ao longo do dia, e parece focada em levar os utilizadores a realizar a mudança, quer o pretendam ou não.
Este género de práticas não é algo novo da Microsoft. De tempos a tempos surgem métodos que a empresa aplica para evitar que os utilizadores usem outros navegadores além do Edge, e adotem também a pesquisa do Bing ou outros serviços, como o Microsoft 365 e OneDrive.