Chrome remove funcionalidade Click to Call e irrita utilizadores

Chrome remove funcionalidade Click to Call e irrita utilizadores

De tempos a tempos, a Google altera algumas das suas funcionalidades no Chrome, um dos navegadores mais usados da Internet. Entre estas mudanças mais recentes encontra-se agora algo que poderia ajudar quem interage entre desktop e smartphones.

Nas versões mais recentes do Chrome, a Google parece ter removido a capacidade dos utilizadores usarem a função “Click to Call”. Esta funcionalidade permitia que os utilizadores, ao encontrarem um número de telefone num site web, pudessem rapidamente realizar a chamada nos seus dispositivos móveis pressionando no mesmo.

Até agora, o Chrome permitia enviar esse número para um dispositivo Android sincronizado com a conta da Google – mas isso deixa agora de ser possível.

Esta funcionalidade foi removida sobre a mais recente versão do Chrome disponível no canal Estável, e de momento não existe forma de a voltar a reativar. Até mesmo através das flags do navegador, a funcionalidade não se encontra acessível.

Esta alteração também não se trata de um bug nas recentes versões, visto que a Google parece ter confirmado que optou por remover a funcionalidade depois de ter confirmado que existem “poucas pessoas” a usarem a mesma.

A realidade é que, apesar de ser uma funcionalidade bastante focada, poderia acabar por ser útil para os utilizadores, sobretudo os que acedem a vários números de telefone a partir dos seus dispositivos.

Felizmente, nem tudo está perdido, tendo em conta que a Google também afirma que se encontra a trabalhar em formas de melhorar o sistema de comunicação entre o Chrome no Desktop e em smartphones, o que pode indicar que algumas novidades podem estar para chegar.

Apesar disso, os utilizadores parecem não estar contentes com a mudança. A partir do tracking de bugs do Chromium, vários utilizadores reportam queixas sobre esta medida, indicando que pretendem a funcionalidade de volta. Até ao momento, não existe confirmação que isso venha a acontecer.