WordPad vai ser descontinuado do Windows depois de 28 anos
A Microsoft confirmou que vai descontinuar o WordPad do Windows, uma das aplicações mais antigas no sistema operativo.
O WordPad é um editor de texto básico, que se encontra no Windows, como alternativa ao Bloco de Notas. Este permite, no entanto, funcionalidades adicionais para a formatação de conteúdos que o Bloco de Notas não permite.
Este encontra-se no Windows desde a versão do Windows 95, e sempre foi visto como uma versão simples do Word para criação rápida de textos. No entanto, desde praticamente o Windows 7 que esta aplicação não tinha recebido atualizações, tanto que mesmo nas versões mais recentes do sistema ainda se encontra com um visual desatualizado.
Na mensagem da Microsoft, esta afirma que o WordPad vai deixar de ser atualizado e suportado, sendo que, em futuras atualizações, será eventualmente removido do Windows. A descontinuação irá ocorrer a 1 de Setembro.
Em alternativa, a Microsoft recomenda aos utilizadores do Word, ou para quem não precise de formatação, o Bloco de Notas.
Esta medida não será certamente uma surpresa, não apenas pela falta de atualização, mas também porque o WordPad era considerado uma funcionalidade opcional do Windows em recentes versões. Mesmo estado por padrão em novas instalações do Windows, os utilizadores poderiam optar por o remover.