Xbox prepara-se para receber sistema para reportar abusos em chats de voz
A Microsoft encontra-se a preparar para lançar um novo sistema na Xbox, onde os jogadores terão a capacidade de reportar conteúdos abusivos que sejam ditos no chat de voz.
A funcionalidade tinha sido anunciada em Julho deste ano, mas apenas agora vai começar a chegar junto dos jogadores. Com a funcionalidade, os jogos que tenham sistemas de chat de voz vão contar com um sistema de reportar conteúdos ofensivos, que quando ativado, grava 60 segundos da conversa como prova.
Esta fica armazenada localmente na consola, e os jogadores possuem depois 24 horas para avançar com a tarefa de reportar o conteúdo para a Microsoft. A ideia será permitir que os utilizadores não usem o sistema de chat de voz para difundir conteúdos que violem os termos da plataforma.
Esta novidade deve chegar na atualização de Setembro para a Xbox Series X e S, bem como a Xbox One. No entanto, inicialmente vai ficar limitada para alguns mercados, nomeadamente os EUA, Reino Unido, Canadá, Irlanda, Austrália e Nova Zelândia.
A Microsoft afirma que o sistema encontra-se desenhado para que seja o mais transparente possível para os utilizadores, garantindo também a privacidade das conversas. Os conteúdos capturados ficam armazenados em formato local até ao envio efetivo dos mesmos para a Microsoft.
Além disso, os conteúdos capturados desta forma apenas podem ser usados para fins de reportar à moderação da Xbox. Os mesmos não surgem entre os conteúdos dos utilizadores na consola e não podem ser descarregados.
Além disso, a empresa garante ainda que os conteúdos apenas são capturados depois dos utilizadores iniciarem o processo de reportar uma conversa, com os 60 segundos capturados a ficarem armazenados de forma local durante 24 horas. Depois deste período, são automaticamente eliminados.