Instagram: esta configuração aumenta a qualidade dos conteúdos
Não existe como escapar à compressão que é aplicada em todas as plataformas sociais quando se partilha fotos nas mesmas. Esta medida foca-se em ajudar a poupar espaço nos sistemas das entidades, o que pode ser bom para as mesmas, mas não tão bom para quem apenas pretende partilhar os conteúdos na melhor qualidade possível.
O Instagram é uma das plataformas onde isso acontece. Mesmo sendo focada para fotos e vídeos, o Instagram aplica fortes compressões nas imagens enviadas, que por vezes, pode causar uma perda notável da qualidade final.
Ao mesmo tempo, a plataforma aplica a ideia de que comprimir os dados também permite que o tamanho das imagens seja mais pequeno, e consequentemente, sejam usados menos dados para publicar as mesmas – invés de se ter de enviar a foto na qualidade máxima, pode-se comprimir para poupar alguns MBs de dados.
Por alguma razão, o Instagram aplica esta configuração por padrão, mas existe uma forma de a contornar. Escondida nas Definições da aplicação encontra-se uma opção que permite dar prioridade para a qualidade de imagens, invés de comprimir para poupar dados.
Em seguida vamos verificar como a pode ativar:
1- Carregue na imagem do seu perfil no menu inferior da app
2- Carregue no “menu” no topo do ecrã
3- Escolha “Definições e privacidade”
4- Procure a opção “Utilização de dados e qualidade dos conteúdos multimédia”
5- Na secção “Qualidade de carregamento dos conteúdos multimédia”, certifique-se que “Carregar com qualidade mais elevada” está ativado.
Feito. Com isto vai garantir que todas as fotos e vídeos enviados para o Instagram – seja em publicação ou stories – surgem com a maior qualidade possível. Em contrapartida, o envio dos conteúdos pode usar um pouco mais de dados móveis.