Antigos utilizadores da Celsius alvo de esquema de phishing para recuperarem fundos
Com o encerramento da plataforma de criptomoedas Celsius, que tem estado em processo de insolvência desde o ano passado, existem agora campanhas focadas em enganar os utilizadores que esperam ainda ter devolvido algum dos fundos que mantinham nesta plataforma.
Em julho de 2022, a plataforma Celsius entrou em processo de insolvência, onde os clientes da mesma tiveram todos os seus fundos bloqueados como parte do processo. Alguns utilizadores da plataforma de criptomoedas terão perdido milhões de dólares, que se encontram agora pendentes e bloqueados como parte das investigações e do processo regular de insolvência.
No entanto, de acordo com alguns relatos, existem antigos utilizadores da Celsius que agora encontram-se a receber emails de phishing, sobre promessas de devolução dos fundos que mantinham na plataforma.
Estes emails estão a ser enviados por uma empresa sobre o nome de “Stretto”, que alega ser a responsável por devolver os fundos bloqueados da entidade. O email leva os utilizadores para um falso site, de onde devem fornecer informações relacionadas com as suas contas na antiga plataforma de criptomoedas, para poderem ter a devolução dos créditos.
No processo, existe um pedido de ligação à carteira de criptomoedas, que é realizada via a plataforma da WalletConnect. Se os utilizadores tentarem realizar a ligação às suas carteiras, os atacantes procedem com a tentativa de removerem os fundos e NFTs que se encontrem na mesma.
De notar que existe uma entidade de nome similar, com Stretto, que se encontra a tratar do processo de insolvência da Celsius, mas não está relacionada com estes emails de phishing que os utilizadores se encontram a receber.