Windows 10 Enterprise recebe nova app de backup com vários problemas
O Windows 11 é certamente o sistema onde a Microsoft se encontra a focar para novidades, mas o Windows 10 ainda é a versão mais usada a nível global. Com isto, mesmo que o foco de novidades não seja para este sistema, de tempos a tempos a empresa ainda fornece algumas novidades para o mesmo.
Uma das mais recentes encontra-se sobre a nova app de backup, que chegou recentemente ao Windows 11. Em agosto, a empresa tinha confirmado que esta app iria ficar também disponível no futuro para Windows 10.
Apesar de ser focada para backup, a app não permite propriamente realizar um backup completo de dados. Esta foca-se apenas em algumas pastas padrão do sistema, e a sua interligação com o OneDrive. Não permite sequer realizar backups de pastas individuais do sistema ou proteger os dados com senhas.
A atualização lançada para o Windows 10 em Setembro de 2023 inclui a nova app para os utilizadores do Windows Home. No entanto, o problema encontra-se sobre a versão Enterprise do Windows 10, normalmente usada por empresas.
Esta versão possui um controlo mais apertado por parte dos administradores do sistema sobre o que é atualizado e como. Portanto, para muitos administradores, foi uma surpresa quando a Microsoft decidiu integrar a nova aplicação de backup também nesta versão do sistema – mesmo que as notas de alterações não indiquem a sua chegada.
Muitos administradores demonstraram-se descontentes com a medida, visto não terem qualquer informação de que a app iria ficar disponível no sistema operativo, e nem mesmo a lista de alterações do Windows continha os detalhes de tal atividade.
Além disso, parece que a tarefa de remover a app do sistema também é complicada. Vários administradores confirmam que não é possível remover a app completamente do sistema, e em alguns casos, nem mesmo abrir de todo a aplicação.
Não existe uma forma simples de remover a aplicação e até os seus atalhos, tendo em conta que esta encontra-se diretamente integrada com o sistema operativo.
Alguns utilizadores afirmam que remover a Windows Feature Experience Pack permite remover a app, mas essa tarefa também remove outras apps e funcionalidades potencialmente importantes do sistema.