Grupo de ransomware afirma ter atacado sistemas internos da Sony
A Sony encontra-se novamente a ser alvo de um suposto ataque, depois do grupo de ransomware conhecido como “Ransomed” ter confirmado que invadiu os sistemas da empresa, tendo roubado diversa informação sensível da mesma.
O grupo afirma que terá acedido aos sistemas internos da Sony, tendo obtido acesso a dados da empresa em vários departamentos. Estes dados encontram-se agora a ser colocados para venda a potenciais interessados.
Os hackers indicam ainda que não vão pedir qualquer resgate direto para a empresa, e que se encontram apenas a vender os dados. De notar que não existe ainda uma confirmação oficial dos dados que foram alegadamente roubados, mas o grupo forneceu uma pequena lista de ficheiros – que alguns investigadores apontam não conter informação importante, mas que será associada com a Sony.
O grupo indica ainda que, caso ninguém venha a adquirir os dados, estes serão publicamente revelados para todos a 28 de setembro. Este processo é algo vulgar do grupo.
Mesmo que não exista uma confirmação oficial da Sony para o ataque, o grupo tem vindo a acumular uma longa lista de vítimas nas últimas semanas. Na maioria dos casos, os dados são partilhados ao fim de alguns dias, caso não sejam adquiridos por entidades interessadas.
De relembrar também que esta não é a primeira vez que a Sony lida com um ataque e roubo de dados. Muitos utilizadores certamente devem recordar-se do incidente de 2011 com a PSN, onde dados sensíveis de 77 milhões de contas foram roubados, e o serviço esteve inacessível ou com falhas durante mais de 23 dias.