Apple pode reduzir custos de produção com o iPhone 16

Apple pode reduzir custos de produção com o iPhone 16

Mesmo que o iPhone 15 apenas tenha sido revelado de forma recente, a Apple certamente que já se encontra a trabalhar no iPhone 16. Este apenas deve ser lançado em 2024, mas a empresa está a preparar para trazer algumas novidades na linha, e os rumores indicam já algumas possibilidades.

De acordo com algumas fontes na China, a Apple encontra-se a preparar para cortar nos custos de produção do iPhone 16. Os rumores indicam que a Apple pode aproveitar os atuais processadores A17 Pro para a futura geração de dispositivos, fornecendo uma versão do A17 para os modelos base – basicamente, uma versão mais simples dos modelos Pro com pequenas alterações.

O A17 Pro atualmente disponível no iPhone 15 Pro encontra-se produzido com o processo N3B da TSMC, mas a Apple pretende que o futuro A17 venha a usar o processo N3E, que é mais barato.

Caso se venha a confirmar a medida, esta vai ser a primeira vez que a Apple cria um chip dedicado para os modelos de entrada de gama da empresa. Normalmente os modelos base do iPhone recebem o chip da geração anterior – que neste caso, os iPhone 16 iriam receber o A17 Pro, enquanto que os modelos do iPhone 16 Pro iriam receber a futura versão do A18.

Este chip A17 seria mais barato de produzir, mas também teria menos desempenho que os atuais A17 Pro, face às diferenças no processo de construção dos mesmos.

Em todo o caso, as informações conhecidas até ao momento partem apenas de rumores, sendo que ainda não existe nenhuma informação da Apple sobre o assunto, e ainda falta algum tempo até que os futuros dispositivos venham a ser oficialmente revelados.