Raspberry Pi 5 é oficialmente lançado com melhorias de desempenho
A Raspberry Pi Foundation revelou oficialmente o novo Raspberry Pi 5, a nova geração do dispositivo da empresa, e que surge como um “upgrade” para a versão lançada em 2019.
O Raspberry Pi 5 chega com algumas melhorias a nível de desempenho e do hardware, comparativamente à geração anterior. Segundo a entidade, virtualmente todos os aspetos chave da plataforma foram atualizados, sendo este também o primeiro modelo que conta com um chip desenvolvido de forma inteiramente “in house”, da própria Raspberry Pi Foundation.
Este conta com um processador Arm Cortex-A76, quad core, que funciona a 2.4 GHz, e que se encontra acompanhado por uma GPU VideoCore VII da Broadcom, a 800 MHz. A entidade afirma que este novo chip é capaz de fornecer um desempenho entre duas a três vezes superior ao do Pi 4.
Este modelo conta ainda com duas saídas HDMI, capazes de 4K a 60 FPS com HDR, juntamente com mais largura de banda para o USB e velocidades superiores para o leitor de cartões microSD. Encontra-se ainda disponível nas variantes com 4 ou 8 GB de memória LPDDR4X SDRAM.
No entanto, as melhorias de desempenho também exigem mais necessidade de energia, sendo que estas aumentam agora para os 12W – comparativamente aos 8W da geração anterior. Além disso, usar o dispositivo para tarefas intensivas durante longos períodos de tempo pode levar a uma redução do clock, e eventualmente, à necessidade de um sistema de arrefecimento ativo. Para tirar total proveito das capacidades do hardware, é recomendada uma fonte de 27W.
Apesar das dimensões serem idênticas às do Pi 4, as caixas atualmente existentes para o mesmo não irão servir no novo modelo, tendo em conta as restantes alterações do hardware.
O Raspberry Pi 5 vai encontrar-se disponível a partir de 60 dólares, na variante de 4 GB de RAM, ou 80 dólares para a de 8 GB. O Raspberry Pi 4 vai continuar em produção e à venda, para quem necessite de menos poder de processamento.