Vodafone lança sistema para validar chamadas de empresas legítimas
A Vodafone na Alemanha confirmou o lançamento de uma nova API, que vai dar a possibilidade às empresas de colocarem os seus números como contactos legítimos de uma determinada instituição. Desta forma, quando realizarem uma chamada para um cliente, estes irão ver a indicação da entidade que se trata e que é legitima.
Esta nova API, apelidada de CallerID, tem sido desenvolvida pela Vodafone na Alemanha, e foi usada internamente pela empresa desde 2021. No entanto, agora vai ficar disponível de forma mais abrangente, para todas as entidades interessadas em usar a mesma – e vai aplicar-se a toda a rede da Vodafone na Europa. Basicamente, com esta, os utilizadores podem rapidamente identificar a origem de uma chamada, sendo que a rede vai considerar a mesma como segura e autêntica da entidade.
Para já, o sistema apenas permite validar o nome da entidade que se encontra a ligar, mas no futuro, a Vodafone pretende que este sistema seja também usado para apresentar os logótipos e outras informações da empresa – e até pequenos vídeos de apresentação ou identificação. O único requisito para os clientes terem a capacidade de usufruir do CallerID será terem um dispositivo que permita ligações VoLTE.
A empresa afirma que já se encontra em conversações com algumas empresas para começarem a usar esta plataforma, mas até ao momento ainda se desconhecem quais serão as primeiras a aproveitar a funcionalidade. Ao mesmo tempo, esta encontra-se atualmente focada para a Vodafone na Alemanha, embora se acredite que venha a ficar disponível também para entidades em outros países onde a Vodafone se encontra.