Google dita o fim para o Jamboard
A lista de serviços descontinuados da Google continua a aumentar, e agora a empresa confirma que vai existir mais uma fazer parte da mesma.
A Google confirmou que o Jamboard, uma plataforma de quadro interativo digital, vai deixar de se encontrar acessível em 2024. A empresa confirma que o serviço vai deixar de se encontrar acessível para o final desse ano, sendo que a recomendação que a empresa deixa será para se usar outras plataformas que contam com integração ao Google Drive, Meet e Calendar.
A empresa afirma ainda que vai ajudar na transição para os clientes que considerem necessário, em plataformas como a FigJam, Lucidspark e a Miro. A empresa afirma que, depois de ouvir o feedback da comunidade, considera que as soluções alternativas fornecem melhor serviços do que o Jamboard era capaz de fornecer. De notar que, ao longo dos anos, o Jamboard não tem recebido grandes atualizações.
A plataforma está prevista de começar a ser descontinuada a 1 de Outubro de 2024, onde a mesma deixará de se encontrar acessível. Os utilizadores são aconselhados a descarregarem qualquer conteúdo que ainda possam ter na mesma até essa data. Espera-se ainda que a empresa venha a fornecer ferramentas para permitir a rápida migração dos conteúdos para plataformas de terceiros em breve.
Para quem se recorde – ou até tenha comprado – o Jamboard da Google, uma TV de quadro interativo que complementava o serviço digital, essa também vai ser descontinuada. A mesma vai deixar de receber atualizações a 30 de Setembro de 2024, com as licenças de uso a terminarem no mesmo dia.