EA Anticheat vai ser integrado no Battlefield 2042
Em meados de 2022, a EA revelou que estaria a desenvolver o seu próprio sistema de anti-cheat, o qual iria contar com tecnologias proprietárias da empresa, e esperava-se que fosse integrado em futuros jogos da empresa. Este sistema integra-se diretamente com os jogos e o sistema, sendo conhecido como “EA AntiCheat”. E agora, a empresa parece preparada para alargar os jogos em que o mesmo se vai encontrar.
De acordo com o comunicado da EA, Battlefield 2042 vai brevemente começar a usar este sistema de anti-cheat. Até agora, o mesmo apenas se encontrava em títulos como o EA Sports FC (antigos FIFA). A empresa afirma que o novo sistema vai ser integrado em futuras atualizações do jogo, substituindo o existente – que é, atualmente, o Easy Anti-Cheat.
A EA afirma que, para os jogadores, não vão ser sentidas diferenças com a mudança. Estes podem continuar a usar o jogo na normalidade, e o anticheat irá funcionar em segundo plano. Mas a empresa garante que este novo sistema é mais eficaz a detetar atividades de modificação do jogo, e poderá ajudar as equipas a remover mais facilmente os jogadores que usam cheats durante as partidas online.
De notar que o EA AntiCheat é um sistema que se integra diretamente no kernel do sistema, de forma a analisar programas que tenham como objetivo modificar o jogo. Tendo em conta que se encontra integrado no kernel, possui um acesso mais abrangente ao sistema, e consequentemente, é mais eficaz a identificar este género de sistemas. A EA afirma que, atualmente, a única forma de corretamente identificar este género de programas passa por usar um anticheat que se integre na mesma zona onde os programas que modificam o jogo também se integram.
A empresa sublinha ainda que os processos do EA AntiCheat apenas irão encontrar-se ativos quando o jogo estiver a ser executado, com todos os processos encerrados quando o jogo também é encerrado.