TikTok está a promover cada vez mais vídeos para usos de esteroides
O TikTok tem vindo a ganhar cada vez mais popularidade nos últimos meses, e é a escolha atual para uma larga quantidade de jovens no que respeita a vários temas. No entanto, os conteúdos que são partilhados nesta plataforma parecem estar longe de deixar de ser problemáticos.
De tempos a tempos surgem novos géneros de vídeos a serem partilhados no TikTok, seja com trends ou apenas com conteúdos que ganham adesão. E de acordo com um recente estudo, o tema agora encontra-se em vídeos a promover conteúdos de esteroides. Investigadores do Center for Countering Digital Hate revelaram um estudo que aponta a existência de vários conteúdos promovidos de esteroides dentro do TikTok. Estes vídeos encontram-se a ser partilhados sobre hashtags especificas, para tornar mais simples de se encontrar por parte dos utilizadores, e apenas nos EUA estima-se que alguns tenham mais de 580 milhões de visualizações nos últimos três anos.
Este género de conteúdos não é um problema recente, mas tem vindo a agravar-se consideravelmente conforme a plataforma também é mais usada pelos utilizadores. A maioria dos conteúdos são vistos por utilizadores com entre 18 e 24 anos, e a maioria encontra-se a promover o uso destas drogas para os mais variados fins.
O CEO da CCDH, Imran Ahmed, afirma que este género de conteúdos encontra-se a expor os utilizadores para substâncias que podem ser consideravelmente prejudiciais para a saúde, e que fazem passar as mesmas como sendo benignas. Os vídeos aproveitam-se ainda da ideia de muitos utilizadores para atingirem uma estatura ou corpo “perfeito”, e que estes géneros de medicamentos podem ajudar nessa tarefa de forma relativamente simples e rápida. O que não apontam é os danos que tal causa para a saúde – o que é largamente comprovado com centenas de estudos que foram realizados a este género de drogas.
Os conteúdos partilhados no TikTok são voltados para jovens adultos, e muitas vezes passam anos sem qualquer género de controlo por parte da plataforma. A tendência parece ter vindo a aumentar destes conteúdos serem partilhados na mesma, o que leva também muitos utilizadores a, eventualmente, os encontrarem. Ao mesmo tempo, existe também uma crescente tendência de quem vende estes produtos usarem influencers na plataforma, para estimular as vendas. Os investigadores revelam ter identificado pelo menos 35 criadores de conteúdos no TikTok que promovem o uso deste género de conteúdos.
De acordo com os investigadores, o TikTok encontra-se a falhar na aplicação dos seus próprios termos de serviço, que impedem a promoção deste género de conteúdos dentro da sua plataforma – mas ainda assim, os vídeos que os promovem contam com milhares de visualizações, e alguns encontram-se na plataforma faz anos.