Apple ainda está interessada em criar motor de pesquisa dedicado
Não é recente os rumores que a Apple pode estar a trabalhar num motor de pesquisa dedicado da empresa, como alternativa para o Google – que se encontra atualmente como padrão nos dispositivos da mesma. E agora, estes rumores ganham nova força.
De acordo com o portal Bloomberg, a Apple encontra-se faz anos a desenvolver um novo motor de pesquisa para as suas apps, sendo que este pode vir a ser usado contra a própria Google. Atualmente, a Google paga grandes quantias de dinheiro para se manter como o motor de pesquisa padrão dos sistemas da Apple – obviamente, uma fonte de receita para a Apple, mas também para a Google que mantém a sua posição no mercado em destaque.
No entanto, caso a Apple realmente venha a lançar um motor de pesquisa dedicado, isto pode dar vantagem à empresa para tentar forçar a Google a pagar mais caso pretenda manter-se como motor de pesquisa padrão nos dispositivos da marca.
Segundo as fontes, a empresa já se encontra atualmente a usar o seu mecanismo de pesquisa e as tecnologias associadas ao mesmo (conhecido como Pegasus) em algumas das suas apps. No entanto, brevemente este pode também chegar na App Store, e eventualmente, a empresa pode integrar o mesmo em outras áreas, como a Siri, Safari e todos os locais onde exista pesquisa na web – substituindo, portanto, o Google.
Mesmo que a Apple ainda não tenha confirmado oficialmente o seu motor de pesquisa, as fontes indicam que este projeto é de grande prioridade para a empresa, e que, eventualmente, pode vir mesmo a surgir para os consumidores. A ocorrer, isto pode levar a problemas para a Google, que perde a sua posição de se manter como motor de pesquisa padrão, a menos que pague ainda mais para tal. Tendo em conta a popularidade dos sistemas da Apple em várias regiões, isto pode levar a Google a considerar pagar mais para manter a sua relevância dentro dos sistemas dos utilizadores.
De notar que estes rumores surgem poucos dias depois de ter sido conhecido que a Microsoft tentou vender o Bing para a empresa, mas eventualmente este negócio não passou das fases iniciais de conversação.