Hacker utiliza sistema de localização remota da Apple para bloquear dispositivos
Vários utilizadores residentes na Austrália acordaram hoje com uma notificação de bloqueio nos seus equipamentos da Apple.
De acordo com o portal 9to5Mac, vários utilizadores reportam que um hacker, apelidado de “Oleg Pliss”, terá invadido várias contas do serviço iCloud, bloqueando o acesso aos dispositivos dos utilizadores através da ferramenta de localização remota.
Além do bloqueio, é enviada uma mensagem a indicar que, para ser realizado o desbloqueio, necessita de ser enviado o pagamento de uma certa quantia para uma conta do Paypal.
Este ataque afeta sobretudo os utilizadores que não possuíam um código de segurança nos seus equipamentos, visto que a Apple não permite a alteração do código pelo iCloud. Os que possuíam este código ativo podem realizar o desbloqueio introduzindo o mesmo.
Até ao momento ainda se desconhece qual o meio utilizado pelo hacker para o acesso às contas do iCloud. Da mesma forma, o ataque aparenta ter sido destinado aos utilizadores na Austrália, embora existam relatos similares de outros utilizadores no Reino Unido e Nova Zelândia.
Apesar de ainda não se conhecer a origem do ataque, é importante realçar que há poucos dias foi revelado que um grupo teria conseguido obter o acesso aos servidores do iCloud, podendo desbloquear remotamente qualquer equipamento.