Apple ponderou usar o DuckDuckGo invés do motor de pesquisa da Google
A Google tem sido o motor de pesquisa padrão dos dispositivos da Apple faz já alguns anos, mas isso não impede que alguns motores de pesquisa alternativos tentem convencer a empresa a mudar. Um desses pode ter sido o DuckDuckGo.
De acordo com o portal CNBC, durante um recente caso em tribunal contra a Google, o CEO da DuckDuckGo, Gabriel Weinberg, confirmou ter estado em conversações com a Apple para uma eventual mudança do motor de pesquisa padrão dos dispositivos da mesma. O executivo revela ter realizado uma conversa direta com executivos da Apple em 2017, e eventualmente também em 2018. Weinberg afirma que os executivos da empresa estavam, na altura, interessados no lançamento do motor de pesquisa em 2019, mas o acordo com a Google impedia que essa medida fosse realizada.
No entanto, a Apple também estava preocupada com algumas questões sobre o DuckDuckGo, sobretudo a nível das suas promessas de privacidade para as pesquisas dos utilizadores. Este motor de pesquisa promete realizar os pedidos de pesquisa de forma anónima e segura, mas segundo John Giannandrea, vice-presidente da divisão de machine learning da Apple, existiam questões sobre a recolha de dados que poderia ser realizada, e como estes eram enviados para a Microsoft no processo, bem como usados internamente pela DuckDuckGo.
Eventualmente, e como se sabe, a Apple decidiu por manter-se com a Google como motor de pesquisa padrão. Weinberg ainda tentou convencer a Samsung, Mozilla e Opera a mudarem para o seu motor de pesquisa, mas sem sucesso. Em todos os casos, Weinberg afirma que os acordos criados com a Google estariam no centro da decisão para não se mudar o motor de pesquisa.
De relembrar que a Google encontra-se atualmente a ser julgada pelas autoridades dos EUA, derivado de suspeitas de medidas anti competitivas, onde a empresa terá forçado ao uso do Google como motor de pesquisa em vários produtos e serviços de outras entidades, prejudicando os rivais no mercado. A Google nega estas acusações, afirmando apenas que o seu motor de pesquisa é simplesmente melhor do que as alternativas.