Malware GoldDigger para Android pode roubar dados bancários das vítimas
Os utilizadores do Android, tendo em conta que o sistema encontra-se consideravelmente mais aberto que as alternativas, são também o principal alvo de malware que vai surgindo no mercado. E recentemente, uma nova ameaça tem vindo a ganhar destaque.
De acordo com a empresa de segurança Group-IB, um novo malware tem vindo a surgir em vários dispositivos Android, focado em roubar dados bancários dos utilizadores e em esvaziar as suas contas. O malware encontra-se a ser apelidado de GoldDigger, e apesar de ter sido inicialmente verificado em duas apps potencialmente maliciosas no Vietname, agora encontra-se a surgir sobre diferentes formatos.
A aplicação requer várias permissões sensíveis durante a instalação, como é o caso de acesso ao serviço de acessibilidade do Android. Feito isto, instala-se no sistema com o objetivo de roubar dados sensíveis dos utilizadores de diferentes aplicações bancárias.
Os investigadores apontam que o malware encontra-se focado para entidades bancárias do Vietname, mas pode igualmente afetar utilizadores em outros países, tendo em conta que também procura por apps de criptomoedas e carteiras virtuais.
Quando estas são encontradas, a app procede com o roubo dos dados nas mesmas, eventualmente enviando os ganhos para contas associadas com os atacantes.
Os investigadores apontam que o malware encontra-se focado, sobretudo, para utilizadores do Vietname, e que as apps maliciosas são instaladas de fontes externas à Google Play Store – nomeadamente através de falsos sites ou apps de lojas de terceiros.
Como sempre, a primeira linha de defesa parte dos próprios utilizadores, que devem ter atenção aos locais de onde descarregam as suas apps, evitando sempre qualquer fonte que não seja considerada oficial – como fora da Google Play Store.