Hackers usam páginas de erro 404 para roubar dados de cartões bancários
Se possui uma loja online baseada em Magento ou WooCommerce, será recomendado que verifique se a mesma está atualizada e segura, tendo em conta uma recente onda de ataques verificada contra esta plataforma.
De acordo com os investigadores da empresa de segurança Akamai Security Intelligence, foi recentemente descoberto que se encontra uma onda de ataques contra sites baseados em Magento e WooCommerce , sobretudo plataformas de vendas online, explorando uma falha sobre as páginas de erro 404 dos sites.
No caso de sites Magento, os investigadores afirmam que os atacantes estão a explorar uma falha na página 404 do script, para integrar código que se executa no navegador dos utilizadores quando estes navegam para a página, levando a que dados do cartão de crédito possam ser roubados.
Os investigadores apontam que esta técnica de ataque é bastante inovadora, e que não existem relatos de outros casos parecidos no passado.
O ataque começa quando o site realiza um pedido aparente para conteúdos em páginas 404, que à primeira vista, não levanta grandes suspeitas – estes géneros de pedidos são normais de poderem acontecer em ambientes web. No entanto, ao realizar o pedido, o site encontra-se automaticamente a carregar os conteúdos que se encontram nessa página, que incluem scripts que podem levar ao roubo de dados introduzidos no site – nomeadamente dados de cartões bancários, o que aparenta ser o foco dos atacantes.
A ideia de usar a página 404 para carregar o conteúdo malicioso pretende ser uma forma de evitar a deteção do malware, e consequentemente, que o site pode ter sido comprometido.