GM revela nova API para permitir criar apps para o sistema de veículos
A General Motors encontra-se a lançar uma nova API, focada em permitir que os interessados possam criar apps para os veículos da empresa.
Os sistemas de entretenimento dos veículos têm vindo a melhorar consideravelmente nos últimos aos, tanto que é possível realizar um vasto conjunto de atividades nos mesmos. Entre estes encontra-se também a capacidade de usar apps.
Nem todos possuem essas vantagens, mas sobretudo veículos de luxo possuem acesso a vários conteúdos personalizados em apps dedicadas para tal.
A GM pretende agora abrir as portas para que tenha ainda mais conteúdos, e também como forma de se demarcar face aos rivais, com a adoção de uma nova API dedicada. Esta pode ser usada pelos programadores para criarem as suas próprias apps, que depois poderão ser transpostas para os sistemas nos veículos da marca.
A API, apelidada de “uServices”, vai permitir que a comunidade possa criar as suas próprias apps, que podem interagir diretamente com o sistema dos veículos nas mais variadas tarefas.
Além disso, a empresa encontra-se ainda a enviar esta API para a Connected Vehicle Systems Alliance (COVESA), um sistema global que pretende desenvolver padrões e tecnologias para interligar os veículos do futuro.
Esta nova API conjuga-se com a uProtocol, que a empresa já tinha revelado no início do ano, e que permite uma maior comunicação com tecnologias de outras fabricantes de automóveis inteligentes.
Segundo a empresa: “Enquanto o uProtocol serve de base para um desenvolvimento mais eficiente de software para veículos em toda a indústria, o uServices destina-se a definir normas para a interface com as características dos veículos e a comunicar através dessa base, servindo como uma API normalizada para abstrair os serviços dos veículos, permitindo um ecossistema unificado de veículos ligados.”