Windows 11 vai começar a separar apps do sistema e do utilizador
Durante a semana passada, a Microsoft lançou uma nova atualização do Windows 11 para o canal Release Preview do sistema. Apesar de esta build ter contado com várias melhorias, um destaque em particular foi recentemente descoberto – e não documentado pela Microsoft.
De acordo com o utilizador da X, techosarusrex, a empresa encontra-se a começar o processo de separar as apps do sistema das apps dos utilizadores. Esta nova funcionalidade vai permitir que os utilizadores possam, mais facilmente, gerir as apps nativas do Windows 11, sem que as tenham na mesma lista das restantes aplicações instaladas no sistema.
Basicamente, a partir das Definições, os utilizadores podem rapidamente controlar as apps nativas do Windows das restantes, e gerir quais as que pretendem manter ou remover – nas que seja possível de realizar tal tarefa, já que nem todas as apps do sistema podem ser removidas.
Esta novidade espera-se que venha a ser integrada no Windows 11 23H2. De notar, no entanto, que este não é o primeiro teste feito pela Microsoft na separação de apps do sistema das apps do utilizador. No passado, esta testou colocar a tag de “sistema” nas apps do Windows 11 dentro da lista de aplicações instaladas.
A empresa também tem vindo a preparar-se para mudanças na forma como os utilizadores podem gerir as apps do sistema, e quais as que podem ser usadas por padrão. Por exemplo, na zona europeia, a empresa começou a testar a possibilidade de colocar um navegador diferente como padrão, para abrir com apps do sistema – invés do tradicional Edge.