Apple despede funcionários na China por aceitarem “subornos”
A Apple confirmou ter demitido cinco funcionários da empresa na China, depois do que algumas fontes classificaram como tendo sido “conduta inapropriada” dentro do ambiente de trabalho.
Sobre um conjunto de novas regras que foram aplicadas na App Store da China, os funcionários da empresa deixaram de poder ter reuniões diretas com programadores de apps na plataforma. No entanto, a empresa terá descoberto que alguns dos funcionários continuaram a ter jantares e outros privilégios com alguns destes programadores, no objetivo final de criar um “incentivo” para os mesmos aprovarem as apps dentro da loja de aplicações da empresa.
Sobre o que será considerado um conflito de interesses, a Apple terá descoberto que os funcionários recebiam “recompensas” por parte dos programadores para que as suas apps e jogos fossem aprovados na App Store da China.
Curiosamente, os funcionários que foram demitidos não seriam os que teriam a capacidade de aprovar as apps, mas teriam controlo sobre a quantidade de visualizações que as mesmas poderiam receber dentro da App Store, colocando em destaque na página inicial da plataforma.
Em comunicado, a Apple sublinha que todos os funcionários da empresa necessitam de seguir as regras da mesma no que respeita ao meio de trabalho onde se encontrem. A empresa pode ainda aplicar as medidas que considere necessárias em caso de violações dessas regras, de onde se encontra o despedimento.