Google Fotos agora vai enviar automaticamente fotos em formato RAW
Para quem use o Google Fotos para, automaticamente, salvaguardar as fotos dos seus dispositivos, talvez queira verificar as configurações do mesmo. Isto porque, brevemente, a Google vai aplicar alterações no sistema de backup da plataforma.
O Google Fotos conta com uma funcionalidade bastante útil, que permite salvaguardar automaticamente todas as fotos dos dispositivos dos utilizadores, colocando-as nas suas contas da Google. No entanto, a aplicação ignorava as imagens no formato RAW – consideradas mais pesadas e usadas sobretudo por fotógrafos profissionais. Estas imagens contam com mais informação das cenas capturadas, o que as torna perfeitas para uso em programas de edição de imagens.
Em contrapartida, possuem um tamanho mais elevado, motivo pelo qual nem sempre será vantajoso de as salvaguardar em plataformas de armazenamento cloud.
No entanto, para os utilizadores que usem o Google Fotos, em breve a aplicação vai começar a realizar o upload automático também deste formato de imagens. De acordo com o portal 9to5Google, a funcionalidade parece estar a surgir primeiro para utilizadores dos novos Pixel 8, que quando capturam uma imagem em formato RAW pelo dispositivo, devem agora receber a notificação de que esse conteúdo vai ser enviado para o Google Fotos como parte do backup.
As imagens enviadas no formato RAW são apresentadas com o ícone de tal dentro da plataforma da Google, e podem rapidamente ser vistas em formato JPG. No entanto, isto pode ser um problema para quem realize a captura regular destas imagens.
Tendo em conta que as fotos RAW ocupam um valor consideravelmente mais elevado de espaço, isso vai refletir-se também no espaço do armazenamento cloud das contas dos utilizadores. Curiosamente, a aplicação do Google Fotos não permite, atualmente, de configurar o sistema de backup para evitar o envio de fotos neste formato. Ou seja, os utilizadores que usem a plataforma, terão as fotos RAW enviadas para o Google Fotos quer o pretendam, quer não.
A única forma de evitar o envio destes conteúdos passa por desativar o backup automático a partir do Google Fotos, o que, claro, estará longe de ser perfeito. É possível que a Google venha a atualizar a sua aplicação para dar mais controlo aos utilizadores neste aspeto, mas para já, se captura conteúdos neste formato, talvez seja melhor ter em atenção o espaço da sua conta Google.