iPhone 16 deve ficar mais caro para o próximo ano
A Apple tem vindo a aumentar ligeiramente os preços dos seus novos modelos do iPhone a chegarem ao mercado, algo que deriva dos aumentos de custos associados com a produção. Mas para o próximo ano, é possível que os valores venham a sentir-se mais na carteira.
De acordo com os mais recentes rumores, toda a linha do iPhone 16, prevista para o próximo ano, deve contar com aumentos de preços. A Apple deve aumentar os preços tendo em conta que os custos de produção também vão aumentar, algo que tem vindo a preocupar os executivos da Apple.
Segundo o portal Nikkei Asia, atualmente custa cerca de 588 dólares para a Apple produzir o iPhone 15 Pro Max, um aumento de 12% em relação ao iPhone 14 Pro Max. Um dos componentes mais caros do iPhone encontra-se no sistema da câmara, que no modelo atual custa cerca de 30 dólares. Este valor corresponde a um aumento de 38% em preço face ao modelo de geração anterior.
Os aumentos sentem-se não apenas no modelo mais avançado da linha, mas também nas variantes de entrada. O iPhone 15 teve o custo de produção por unidade cerca de 15% acima do valor da geração anterior, com o iPhone 15 Plus a subir 10% e o Pro a subir 8%.
Mesmo que os novos dispositivos estejam mais caros na produção, a Apple decidiu não aumentar os preços dos modelos em lançamento este ano.
Para 2024, porém, a empresa deve aumentar novamente os preços para ficarem em conta com os aumentos dos custos de produção, e mantendo as marcas de lucro para a mesma.