Microsoft esclarece dúvidas sobre pagamentos de terceiros na Microsoft Store
Ao contrário do que acontece em outras plataformas e lojas de apps, a Microsoft Store permite que os programadores possam ter as suas aplicações na plataforma, distribuídas para o Windows 10 e 11, sem terem de usar o sistema de pagamentos da Microsoft. Invés disso, os utilizadores podem optar por usar plataformas de pagamentos de terceiros – mas com algumas limitações.
Recentemente, a Microsoft veio deixar detalhes sobre as limitações que usar uma plataforma de pagamentos nas apps da Microsoft Store. Os programadores possuem a liberdade de poderem optar por usar a plataforma de pagamentos da Microsoft, onde é aplicada uma taxa sobre todos os pagamentos realizados. No entanto, caso optem por plataformas externas, deve-se ter em conta algumas restrições.
Uma delas será que, com este formato, os utilizadores não podem usar os cartões de oferta da Microsoft Store ou o crédito das suas contas para realizar pagamentos. Como as transações são feitas por plataformas externas, a Microsoft não permite que estes meios sejam usados para o pagamento.
Além disso, as regras de pagamentos que sejam aplicadas na Xbox Family e Microsoft Family Safety não se aplicam, novamente porque a plataforma de pagamento é externa.
Além disso, a Microsoft não poderá fornecer qualquer suporte direto para os pagamentos feitos neste formato, pelo que qualquer questão sobre o mesmo deve ser direcionada para os programadores ou as entidades de pagamento usadas.
Os programadores possuem sempre a capacidade de alterar o sistema de pagamentos para usarem o sistema da Microsoft, caso o considerem necessário. No entanto, subscrições ativas sobre plataformas externas não são migradas ou automaticamente canceladas – cabe aos programadores e consumidores realizarem esta tarefa manualmente.