Doutor Finanças lança Banco de Horas para levar 100 sessões de literacia financeira às universidades
O Doutor Finanças, empresa especializada em finanças pessoais e familiares, lança o Banco de Horas, um projeto de literacia que irá levar o tema das finanças pessoais para junto dos jovens universitários. A primeira edição desta iniciativa arranca em parceria com o Bison Bank, um banco focado em serviços de gestão de património e investimento, e prevê a realização de 50 ações de formação apoiadas por esta instituição em temas relacionados com a gestão das finanças pessoais de quem está na fase de transição para o mercado de trabalho. O Doutor Finanças contribui com 50 sessões adicionais e, juntas, estas duas entidades pretendem realizar 100 sessões de literacia financeira em instituições de norte a sul do país.
“A Academia Doutor Finanças recebe com regularidade um elevado número de pedidos de formação em finanças pessoais por parte de entidades que não têm forma de suportar o custo da formação. Neste sentido, criámos o Banco de Horas, que conta com o apoio de parceiros que se juntam à iniciativa e escolhem o número de sessões que desejam apoiar, de forma a contribuirmos conjuntamente para o aumento da literacia financeira, explica Sérgio Cardoso, responsável pela Academia Doutor Finanças.
A formação é assegurada pela Academia Doutor Finanças, com uma equipa certificada e especializada no tema e irá responder às solicitações de associações de estudantes, núcleos de alunos ou outros organismos associados à universidade, que poderão submeter o seu pedido no Portal do Doutor Finanças, em www.doutorfinancas.pt/banco-de-horas.
“Num momento em que tanto se fala sobre literacia financeira, o Banco de Horas surge como uma iniciativa que vem apoiar os jovens portugueses a adquirir conhecimentos no que toca às suas finanças pessoais. Ficamos muito satisfeitos por sermos o primeiro banco a fazer parte desta parceria, dada a importância desta temática”, refere António Henriques, CEO do Bison Bank.
A ansiedade financeira é cada vez mais comum entre os jovens, principalmente na altura de transição a que corresponde o final dos estudos. Com esta formação, a Academia Doutor Finanças pretende aumentar a capacitação de cada um destes jovens, dando ferramentas para gerir as finanças pessoais no dia-a-dia e uma maior consciência sobre de que forma poderão alcançar a maior nível de autonomia financeira.
Como fazer um orçamento pessoal, quais as novas responsabilidades enquanto contribuinte, como descodificar o recibo de vencimento e como aproveitar o IRS Jovem são alguns dos temas que serão abordados nestas formações.