Aplicação “My Vodafone” está a consumir bateria excessiva dos dispositivos

My Vodafone

Os utilizadores da Vodafone no Android provavelmente possuem instalado no seu dispositivo a aplicação My Vodafone, que permite o rápido acesso a várias funcionalidades da conta de cliente na empresa.

No entanto, nas versões mais recentes é possível que tenha vindo a verificar alguns problemas relacionados com o consumo de bateria desta aplicação. O TugaTech tem vindo a verifica que, nas mais recentes versões, a aplicação do My Vodafone está a consumir recursos consideráveis do equipamento, aumentando o consumo energético e, consequentemente, reduzindo a autonomia dos dispositivos.

A aplicação permanece em funcionamento mesmo quando o utilizador não está ativamente a utilizar a mesma, mantendo o serviço ativo em segundo plano sobre o Android  a consumir recursos.

Apesar de não existir uma causa concreta para este problema, um dos possíveis culpados da medida poderá ser a opção de “Tratamento de Dados de Rede”, que a aplicação fornece nas suas configurações. Esta funcionalidade mantêm a aplicação ativa em segundo plano para analisar regularmente a qualidade da rede da Vodafone – apesar de os utilizadores terem a capacidade de desactivar esta funcionalidade, encontra-se ativa por padrão.

permissão tratamento de dados na rede

Porém, mesmo que esta funcionalidade seja desactivada, a aplicação ainda permanece em segundo plano ativa, o que acreditamos tratar-se de um bug nas versões mais recentes da mesma.

Uma forma de contornar este problema, além de desativar a funcionalidade de Tratamento de Dados de Rede, passa por desativar também a capacidade da aplicação ser executada em segundo plano. Esta função poderá variar conforme o dispositivo, porém normalmente encontra-se disponível nas Definições da App, dentro do próprio Android.

No caso da EMUI da Huawei, por exemplo, isso pode ser realizado através da desactivação das permissões de arranque em segundo plano, conforme a imagem em seguida:

gestão bateria huawei

Até ao momento a Vodafone não comentou sobre esta situação, mas iremos atualizar o presente artigo conforme tenhamos mais informações da mesma.