Domine o copiar e colar do seu teclado com este novo atalho
Quem trabalha longas horas em frente do computador sabe como pode ser cansativo ter de realizar algumas tarefas “banais”, e uma das mais recorrentes é o de carregar no CTRL+C e CTRL+V. Os atalhos do teclado de copiar e colar são dos mais reconhecidos em praticamente qualquer sistema – e não será para menos, tendo em conta que é também um dos atalhos mais úteis para otimizar o tempo dos utilizadores.
Os atalhos podem ser usados para diferentes tarefas, incluindo para gerir mais facilmente ficheiros dentro do sistema operativo. No entanto, o seu uso mais regular encontra-se a nível dos conteúdos de escrita – seja para copiar conteúdos de um site para o Word, ou para preencher rapidamente uma informação entre duas aplicações.
No entanto, por muito bom que estes atalhos sejam, ainda possuem algumas limitações ou problemas inerentes. Um dos mais frequentes encontra-se a nível da formatação do texto, que pode ser passada incorretamente entre diferentes aplicações.
Por exemplo, se estiver a tentar copiar um texto de um site para o Word, é possível que esse texto venha com uma formatação diferente, a nível do tipo de letra, cores ou outros. Obviamente, pode-se sempre voltar a ajustar o texto para a formatação correta, mas isso é um trabalho extra que necessita de ser feito manualmente.
No entanto, existe um atalho que a maioria dos utilizadores não conhecem, e pode poupar bastante tempo nesta tarefa.
Se quando estiver a copiar texto entre aplicações, ao colar usar o atalho CTRL+SHIFT+V, invés de copiar o texto com a formatação, o sistema operativo automaticamente cola o texto em formato plano – basicamente, apenas o texto, removendo todos os estilos aplicados. Esta é uma dica bastante útil para evitar trabalho extra a regular novamente o texto.
E como dica extra, se estiver no Windows 11, pode aceder até mesmo ao histórico de todos os conteúdos que tenham sido copiados para o sistema recentemente. Ao pressionar a tecla WIN+. (ponto) irá abrir diretamente uma janela do histórico da Área de Transferência do sistema, onde pode ver os últimos conteúdos copiados – não apenas de texto, mas também imagens e outros.