Microsoft está a tornar o Windows 11 mais “leve”
A Microsoft tem vindo a realizar mudanças importantes no Windows 11, e a nova atualização 23H2 é um exemplo disso mesmo, contando com todas as novidades da empresa apresentadas nos últimos meses. Por exemplo, temos as novidades na barra de tarefas e no Explorador de Ficheiros, que pretendem otimizar a experiência dos utilizadores dentro do sistema operativo.
No entanto, além de mudanças visuais, a empresa tem vindo a realizar também otimizações a nível interno, para tornar o sistema mais leve e rápido. Quando se instala o Windows 11, um dos problemas que muitos utilizadores reparam é na quantidade elevada de aplicações pré-instaladas que se encontram no sistema – muitas das quais desnecessárias para a maioria dos utilizadores. Isto acaba por ser um problema, pois leva a que os utilizadores tenham o espaço em disco ocupado com apps que, em muitos casos, nunca vão usar – e podem mesmo causar atrasos ou problemas no sistema.
No entanto, com a nova build 25987 do Windows 11, a Microsoft realizou algumas mudanças nas aplicações que se encontram pré-instaladas no sistema, focando-se em otimizar para o que é necessário, invés de tentar juntar apps apenas “porque sim”. Recentemente vimos que as apps de “Mapas” e “Filmes e TV” deixarão de ser suportadas, e nas versões mais recentes do Windows 11, estas também deixam de ser instaladas por padrão – reduzindo o espaço necessário, tendo em conta que eram duas apps que a maioria dos utilizadores certamente não usavam.
No caso destas duas aplicações, quem tenha atualmente o Windows 11 instalado, elas ainda devem encontrar-se no mesmo – embora eventualmente a Microsoft venha a permitir a sua remoção. Mas para novas instalações, as mesmas deixam de ser automaticamente instaladas – ainda se encontram na Microsoft Store, para quem realmente pretenda usar as mesmas, embora isso também deva terminar em breve, visto estarem atualmente em vias de serem descontinuadas.
No final, a empresa tem vindo a realizar otimizações para tornar o Windows mais “leve”, e este é um exemplo disso mesmo. Espera-se que futuras versões do sistema venham a contar com ainda mais mudanças nesta ideia, e possivelmente ainda mais apps antigas descontinuadas.
De relembrar que, ainda de forma recente, a empresa tinha confirmado que o WordPad também iria deixar de ser suportado.