OpenAI revela os GPTs, versões criadas pelos utilizadores do ChatGPT
Depois dos rumores, eis que chega a confirmação oficial: a OpenAI vai mesmo lançar a sua versão personalizada de chatbots para o ChatGPT, onde os utilizadores podem criar as suas próprias adaptações de chatbots usando a IA da empresa.
Apelidados de GPTs, a novidade foi revelada hoje pela OpenAI, sendo que permite aos utilizadores terem novas formas de criar conteúdos usando a IA da empresa, e de terem as suas próprias versões personalizadas de chatbots. A ideia será permitir que qualquer pessoa possa criar os seus chatbots, adaptados para diferentes funções. Invés de usar o modelo base da OpenAI para o ChatGPT, os utilizadores podem configurar parâmetros específicos para diferentes tarefas.
Além disso, a OpenAI afirma que os utilizadores podem também partilhar as suas criações de GPTs com terceiros, através da GPT Store. Algumas destas criações podem mesmo merecer destaque na plataforma, caso sejam selecionadas pela equipa da entidade, que será com base na utilidade e criatividade final em diferentes categorias.
A OpenAI afirma ainda que estes GPTs garantem total privacidade das conversas. Os criadores dos mesmos não terão a capacidade de ver as questões colocadas dentro dos mesmos, nem terão acesso direto aos conteúdos partilhados. Além disso, caso os GPTs necessitem de APIs externas, os utilizadores serão prontamente questionados se pretendem que seja feita a partilha de dados ou não. Vai ainda existir uma equipa dedicada da OpenAI, focada em analisar os GPTs criados, verificando se não violam os termos da empresa ou possuem atividades maliciosas.
Como referido anteriormente, os programadores terão a capacidade de usar os GPTs para interligarem com APIs externas, embora a OpenAI aplique medidas para restringir o uso abusivo da plataforma. A integração com estas APIs pode aumentar as capacidades dos GPTs.
Os utilizadores da OpenAI Enterprise terão a capacidade de fornecer os seus GPTs apenas para uso interno, sem os partilharem com outros utilizadores. Nos restantes casos, as criações passam automaticamente a ficarem públicas depois de aprovadas.
É importante notar que todas as GPTs necessitam de passar pelo controlo apertado da OpenAI, e devem encontrar-se dentro dos termos da plataforma, para evitar que possam ser usadas para atividades maliciosas ou outro género de esquemas.