Google vai começar a remover contas inativas: o que precisa de saber?
Caso não se recorde, a Google vai começar dentro de alguns dias a realizar a “limpeza” das suas plataformas, removendo contas antigas que tenham deixado de ser usadas. Esta limpeza já tinha sido anunciada pela Google faz alguns meses, e apenas deve afetar contas que sejam consideradas inativas na plataforma.
A partir de 1 de Dezembro, as contas inativas da Google vão começar a ser removidas. Isto implica também que todos os dados e serviços que existam nas mesmas vão começar a ser eliminados da plataforma. A medida não deverá afetar quem use as suas contas no dia a dia, e quem tenha serviços ativos da Google, mas pode afetar contas de utilizadores que tenham deixado de ser usadas ao longo dos anos, mas ainda possam conter informação pertinente.
Segundo os termos da Google, uma conta é considerada como inativa caso não tenha recebido qualquer login no prazo de dois anos. Portanto, se possui contas que não foram acedidas durante este período de tempo, possivelmente estará na lista para eliminação.
Com a remoção das contas inativas da Google, os utilizadores deixam também de conseguir aceder aos seus dados nas diferentes plataformas da Google, como o Google Fotos, Gmail, entre outras. As contas serão permanentemente eliminadas, juntamente com todos os dados das mesmas.
Mas felizmente, existe uma forma simples de evitar que tal aconteça: basta realizar o login na conta.
Se tem uma conta antiga que considere ainda importante, será aconselhado que tente realizar o login na mesma antes do dia 1 de Dezembro, para garantir que continua a ter acesso aos dados. Como o login é o único processo necessário para que uma conta deixe de ser considerada inativa, apenas necessita de aceder à mesma. De notar, no entanto, que deve continuar a aceder pelo menos uma vez a cada dois anos, para evitar que a conta seja eliminada em futuras “limpezas”. Se não se recorda dos dados de login nestas contas antigas, o melhor será tentar a recuperação dos dados de login.