Windows 1.0 era anunciado hoje pela Microsoft, em 1985
O ano era 1985, e uma empresa relativamente desconhecida no mercado começava a lançar o seu primeiro produto para o mercado tecnológico: o Windows 1.0.
Com uma competição apertada no mercado pela Apple, a Microsoft lançou o Windows 1.0 a 20 de Novembro de 1985, no que viria a ser o primeiro passo para a mudança do sistema de computadores pessoais. Esta foi também uma das versões do Windows suportadas por mais tempo, tendo sido apenas descontinuada em 31 de Dezembro de 2001.
No total, a primeira versão do sistema da Microsoft foi suportada por 16 anos, mais até do que o Windows XP, que teve suporte durante “apenas” 13 anos. Na altura, o sistema foi promovido fortemente com marketing de Steve Ballmer, no que viria a tornar-se uma das publicidades mais icónicas da Microsoft.
Steve Ballmer era, na altura, um dos primeiros gestores de negócios da Microsoft, e trabalhava diretamente com Bill Gates.
O Windows 1.0 não seria uma versão tradicional do sistema como se conhece hoje em dia. Invés disso, esta era mais vista como uma interface gráfica para o MS-DOS, que permitia usar o sistema consideravelmente de forma mais rápida e interativa do que usando linhas de comandos. Este vinha ainda com o seu leque de aplicações, como o Microsoft Write e Paint.