Spotify mantinha acordo especial com Google para taxas da Play Store
O Spotify terá realizado um acordo especial com a Google, de forma a contornar algumas das taxas que seriam aplicadas na plataforma de streaming sobre o pagamento feito na sua app para Android.
Como se sabe, todas as apps na Play Store da Google necessitavam de usar o sistema de pagamentos da empresa, o qual cobra uma taxa por cada pagamento realizado diretamente para a Google.
No entanto, durante o caso nos tribunais entre a Google e a Epic Games, foi agora revelado que existiam acordos especiais entre a empresa e alguns programadores, para reduzir ou até mesmo eliminar as taxas cobradas – e o Spotify seria uma dessas entidades.
Segundo o portal The Verge, a Google terá criado um acordo especial com o Spotify, onde a empresa apenas pagaria 4% das taxas de todos os pagamentos feitos via a sua app do Android, disponível na Play Store. Este valor é consideravelmente abaixo dos habituais 15% que a Google cobra a outras entidades.
Como parte do acordo, Spotify e Google criaram um fundo de 50 milhões de dólares, que seria usado como parte da parceria entre as duas partes. Don Harrison, responsável pela divisão de parcerias da Google, afirma que ouvir conteúdos musicais é uma das funcionalidades básicas dos smartphones, e os utilizadores não comprariam smartphones Android se essa funcionalidade não estivesse disponível.
Esta aparenta ter sido uma das razões que levou a Google a estabelecer o acordo com o Spotify, considerada uma das maiores plataformas de streaming da atualidade.
É importante notar que a Google sempre confirmou que poderia estabelecer acordos diretos com alguns programadores ou entidades, para aplicar valores especiais de taxas na Play Store.
O Spotify foi uma das plataformas que apoiou a Epic Games em 2022, mas a empresa começou posteriormente a usar o sistema User Choice Billing, que basicamente permite aos utilizadores de apps na Play Store de optarem por usar o sistema integrado de pagamentos da loja da Google, ou a realizarem o mesmo processo via uma plataforma alternativa da própria empresa.
De relembrar que a Epic Games acusou a Google de tentar monopolizar o mercado das apps, ao aplicar valores elevados de taxas aos criadores de apps na Play Store, sem alternativas para os meios de pagamento suportados – forçando os mesmos a usarem apenas o sistema de pagamentos da própria Google para a tarefa.