Sunbird suspende plataforma que permitia comunicações do Android com iMessage
A empresa Sunbird, que recentemente terá estabelecido uma parceria com a Nothing para colocar o iMessage no Android, anunciou que vai temporariamente desativar os seus serviços por “questões de segurança”.
De acordo com o portal 9to5Google, os utilizadores da plataforma encontram-se agora a receber uma notificação, a informar que o serviço será colocado temporariamente em “pausa”, enquanto a empresa investiga relatos de que algumas mensagens enviadas pela plataforma não se encontram encriptadas ponta-a-ponta.
De relembrar que a Sunbird foi criada em 2022, com a ideia de terminar a “guerra” entre as bolhas de conversa azuis e verdes nos dispositivos da Apple. A ideia da empresa seria criar uma app que permitisse a comunicação dos utilizadores no Android com utilizadores do iMessage da Apple.
A mesma também indicava que as comunicações eram feitas de forma segura, com encriptação dos conteúdos e sem logs ou publicidade.
A empresa ganhou destaque durante a semana passada, quando a Nothing revelou a sua nova aplicação Nothing Chats, criada sobre a tecnologia da Sunbird. No entanto, o anuncio foi rapidamente ofuscado pela confirmação da Apple que iria começar a suportar mensagens RCS em futuras versões do iPhone.
Pouco depois, a Nothing retirava a sua app da Play Store, indicando que seria apenas uma medida temporária para corrigir alguns problemas. Agora, a mesma situação verifica-se também com toda a plataforma da Sunbird.
Estas medidas foram tomadas depois de vários utilizadores terem confirmado que a plataforma poderia não se encontrar a manter os padrões de privacidade que alegava, nomeadamente a nível da encriptação dos dados.
A Sunbird ainda não deixou nenhuma confirmação oficial sobre as indicações, além do facto de ter retirado a app da plataforma da Google.