Google Drive está a remover ficheiros recentes das contas dos utilizadores
Se é utilizador do Google Drive, talvez seja melhor validar se todos os conteúdos que possui na plataforma estão efetivamente salvaguardados. Ao que parece, alguns utilizadores encontram-se a reportar que a plataforma de armazenamento cloud encontra-se a eliminar ficheiros das contas, revertendo para datas anteriores.
De acordo com os relatos de vários utilizadores, que têm vindo a aumentar nos fóruns de suporte da empresa, existem relatos de contas onde foram adicionados ficheiros de forma recente, e que subitamente deixaram de se encontrar disponíveis. Existem ainda relatos que as estruturas das pastas podem ter sofrido alterações.
Um dos utilizadores afetados pelo problema afirma que existe um sério problema com o Google Drive, que a empresa necessita de rever, mas que até agora ainda não forneceu detalhes adicionais.
Um dos utilizadores afirma ainda que paga mais para usar a sua conta, e manter os ficheiros seguros na cloud, e que é bastante preocupante ter os conteúdos subitamente removidos do serviço, sem explicação.
Ao mesmo tempo, os utilizadores que enfrentam o problema reportam que os registos das contas não indicam qualquer mudança recente dos ficheiros, pelo que não se trata de conteúdos eliminados acidentalmente.
No fórum de suporte da Google para o caso, um funcionário da empresa alega que a equipa possui conhecimento do caso, e que se encontra a investigar a situação, mas sem fornecer detalhes adicionais sobre a origem ou quando este problema irá encontrar-se resolvido.
Mais preocupante será o facto de não existir confirmação se a Google irá recuperar os conteúdos que foram alegadamente removidos das contas.
Para os afetados pelo problema, a Google recomenda que não sejam feitas alterações na raiz das contas, até que a situação seja inteiramente resolvida ou mais detalhes sejam conhecidos. É importante ter em conta que os fóruns de suporte da Google são geridos apenas por voluntários, que não possuem total conhecimento interno das tarefas da empresa.
Para os utilizadores afetados, além de ser recomendado evitar mudanças consideráveis no serviço, é também indicado que os mesmos entrem em contacto com o suporte da Google diretamente, via as suas contas. Além disso, manter os ficheiros salvaguardados de forma local será igualmente recomendado.