Chamadas onde ligam, não dizem nada e desligam: o que são?
De tempo a tempos, chamadas de spam não são invulgares, mas existe uma nova tendência que se encontra agora a surgir – algo estranha para alguns, mas com propósito.
O caso começa quando os utilizadores recebem uma chamada de um número desconhecido – muitas vezes nem se trata de um número anónimo, mas perfeitamente identificado. Quando se atende, do outro lado simplesmente não se ouve nada, ou apenas se regista uma mensagem com “Goodbye”, desligando a chamada após 2-3 segundos.
Esta prática pode parecer estranha para os utilizadores. Afinal de contas, uma coisa é uma chamada onde existe uma voz do outro lado, a realizar algum género de esquema. Neste caso, a própria chamada termina em apenas alguns segundos.
No entanto, se receber uma chamada deste género, é bastante provável que o seu número de telefone esteja listado numa plataforma de chamadas de publicidade. Basicamente, quando ocorre estas chamadas, as mesmas são realizadas por sistemas automáticos, que a partir de uma lista de números de telefone, automaticamente marcam os mesmos para serem atendidos por funcionários de uma determinada empresa.
Se o utilizador atender, existem duas possibilidades: ou é reencaminhado para um agente disponível, que vai começar a “publicidade” a um determinado produto ou serviço, ou no caso de não existirem agentes disponíveis, a chamada termina, mas fica marcada como sendo de um “número ativo”, possivelmente para se tentar novamente mais tarde.
No final, a medida é uma situação de “win win” para a empresa que está a realizar a chamada. Se o utilizador atender, e for direcionado para um agente, este está a realizar a chamada publicitária para a venda de algum produto ou serviço. Por outro lado, mesmo que a chamada não seja reencaminhada, como o utilizador atendeu marca esse número como ativo, e, portanto, permanece ativo na lista de contactos da entidade para futuras chamadas.
> Como prevenir estas chamadas?
Infelizmente, não existe uma forma simples de realizar este procedimento. Algumas das chamadas são feitas de números identificados – e não de simples chamadas de números anónimos, como muitas vezes as chamadas de spam usam.
Portanto, mesmo que se bloqueie as chamadas de números anónimos, estas continuam a passar por esse “filtro”.
Existe a possibilidade de bloquear as chamadas de todos os números desconhecidos da lista de contacto dos utilizadores, mas, ao mesmo tempo, isto impede que pessoas fora dessa lista contactem o número – o que certamente não será o que muitos pretendem.
Por fim, alguns sites recomendam o uso de aplicações externas de identificação de chamadas, o que será uma das piores técnicas a aplicar. Este género de aplicações tendem a recolher dados dos utilizadores, tanto a nível dos seus próprios contactos, como também da lista de contactos no dispositivo.
Além das questões associadas com a privacidade, a situação pode mesmo agravar-se, visto que várias destas apps usam esses números para fins de publicidade – e consequentemente, aquilo que prometem remover é também o que realizam para manter as suas atividades.
A melhor estratégia será, quando receber um contacto deste género, e onde seja atendido por um assistente, indique ao mesmo que pretendem o contacto para remover o seu número da lista de publicidade – e requeira igualmente a remoção na chamada. Note que o simples facto de indicar ao assistente da chamada que pretende remover o seu número não é suficiente – muitos ignoram o pedido ou podem mesmo desligar a chamada imediatamente.
Deve requerer informações de como remover o seu número da lista de contactos, ao abrigo da lei de RGPD – o que normalmente é feito via um email de contacto para tal. Depois de o obter, deve pedir para que o número seja removido da lista de contactos – lembre-se que a lei obriga a entidade a remover o seu número da lista, e caso esta não o realize, ou não responda ao pedido, poderá partir para uma queixa formal junto das autoridades.
Infelizmente o processo está longe de ser perfeito, mas é a melhor forma de garantir que o seu número se encontra “fora” das listas de publicidade.