Google afinal não vai bloquear links de notícias no Canadá
Recentemente, o Canadá aprovou uma nova legislação, que poderia obrigar entidades como a Google a bloquearem links para conteúdos de notícias das suas plataformas – o que afetaria sobretudo serviços como o Google Notícias.
Esta medida iria ser realizada como parte da legislação Online News Act (Bill C-18), que foi aprovada no Canadá e deveria entrar em vigor em Dezembro deste ano. No entanto, a empresa confirma agora que terá realizado um acordo com o governo do Canadá, de forma a manter os links disponíveis para os utilizadores no pais.
De acordo com a Google, e a confirmação pela Ministra Heritage Pascale St-Onge, as duas partes terão chegado a um acordo para manter os links de conteúdos de notícias sobre os serviços da Google no Canadá. Desta forma, a empresa não vai remover esses conteúdos dos seus sistemas no início de Dezembro.
A Google concordou em pagar quase 100 milhões de dólares canadianos para os editores no país, de acordo com a CBC. Este valor, no entanto, é consideravelmente inferior aos 172 milhões que o governo do Canadá estimava que deveria ser pago. No entanto, a empresa ainda necessita de assinar um acordo com as entidades de notícias no pais para poder continuar a manter os seus conteúdos sobre as suas plataformas.
Ao contrário da Google, a Meta não parece ter intenções de realizar esse pagamento, tendo começado em Junho a bloquear links para conteúdos de noticias no Canadá para os utilizadores no Facebook e Instagram, como parte das medidas sobre a nova legislação.