Staples alvo de ataque informático nos EUA e Canadá
A cadeia de distribuição da Staples foi recentemente alvo de um ataque informático, do qual podem ter sido comprometidos dados de clientes da entidade, e onde algumas linhas de distribuição da empresa terão sido também afetadas.
No início desta semana, a partir do Reddit, vários funcionários da empresa estariam a confirmar a existência de problemas com o sistema interno da mesma, onde algumas das encomendas e compras não estariam a ser processadas por problemas internos. Existiam ainda falhas relacionadas com a VPN da empresa, acesso a linhas de suporte e telefone, entre outras.
Um utilizador comentou no Reddit que, durante vários dias, continuam inacessíveis algumas das ferramentas essenciais para as operações da entidade, tanto a nível de suporte como de vendas. Outro funcionário indica que esta é a primeira vez, em mais de 20 anos que se encontra a trabalhar para a empresa, que se verifica uma falha desta intensidade, afetando praticamente todas as operações da mesma.
Por detrás destas falhas, no entanto, pode encontrar-se um ataque informático. O portal BleepingComputer confirmou junto da empresa que foram tomadas medidas depois de um incidente informático na entidade.
A Staples afirma que, a 27 de Novembro, a equipa de segurança da empresa identificou um risco de segurança nos sistemas internos da empresa, que afetava praticamente todas as divisões da mesma, mas com maior impacto a nível das encomendas e vendas.
As lojas da empresa parecem continuar a funcionar na normalidade, mas as encomendas a partir do site encontram-se com largos atrasos e falhas, sem uma resolução prevista.
A ter em conta que este ataque aparenta afetar as operações sobretudo nos EUA, sendo que a plataforma online em Portugal ainda continua acessível, e até ao momento, sem qualquer confirmação de que tenha sido realizado um ataque. Não se conhece se os ataques na filial da empresa nos EUA poderão ter afetado as operações em Portugal.
Além disso, também se desconhece se existe roubo de dados das plataformas afetadas da empresa.