Facebook remove encriptação PGP de emails porque ninguém o usava
O Facebook encontra-se a descontinuar uma funcionalidade, lançada faz mais de oito anos, que possivelmente a maioria nem sequer sabia que existia.
Desde 2015 que o Facebook disponibiliza uma forma dos utilizadores receberem comunicações de email encriptadas, onde todas as mensagens de email enviadas pela plataforma encontram-se protegidas. Esta funcionalidade era vista, na altura, como uma forma de garantir mais privacidade para as transações entre a rede social e os utilizadores.
A ideia seria que as mensagens do Facebook iriam encriptadas com uma chave PGP da plataforma, e que apenas os utilizadores destinados às mesmas teriam a capacidade de as desencriptar com as suas próprias chaves.
Na altura em que a funcionalidade foi revelada, a encriptação encontrava-se como um tema quente, surgindo pouco depois da revelação dos leaks de Edward Snowden.
No entanto, o interesse pelo tópico veio a cair consideravelmente, e a realidade é que a maioria dos utilizadores do Facebook nunca chegaram sequer a ativar essa funcionalidade de todo.
Agora, a plataforma confirmou que a funcionalidade foi subitamente removida. Desde o dia 5 de Dezembro que a plataforma deixou de suportar mensagens encriptadas. Os utilizadores que ainda tinham o sistema ativo vão começar a receber mensagens de email no formato tradicional.
Possivelmente a medida não deve afetar um grande número de utilizadores, tendo em conta que o próprio Facebook afirma que a quantidade de contas com este sistema ativo era relativamente baixa.
De notar que esta medida não afeta os sistemas de mensagens encriptadas da plataforma, nomeadamente do WhatsApp ou das conversas privadas do Messenger com essa funcionalidade ativa. O sistema agora descontinuado aplica-se apenas aos emails de notificação enviados pela Meta.