Receitas de publicidade de X caíram drasticamente em 2023
É algo complicado de avaliar o desempenho da X a nível de publicidade, bem como das receitas em geral da empresa, agora que Elon Musk se encontra na frente desta. No entanto, algumas fontes apontam os primeiros detalhes de quanto a X pode realmente ter perdido com a publicidade durante este ano.
Mesmo que Musk ainda esteja a tentar outras formas de obter receitas para a X, a plataforma é maioritariamente gerida pelos ganhos da publicidade. Esta é a principal fonte de receitas da rede social, ao ponto do próprio Musk afirmar que, sem anunciantes, a plataforma “morre”.
De acordo com o portal Bloomberg, fontes internas da empresa agora revelaram que a X espera terminar o ano de 2023 com receitas da publicidade em torno dos 2.5 mil milhões de dólares. Este valor é uma queda considerável em comparação com anos anteriores.
Encontra-se também cerca de 1.5 mil milhões de dólares abaixo das previsões de 3 mil milhões que os executivos da X esperavam para o período.
Olhando para cada trimestre do ano, as fontes indicam que a X obteve menos de 600 milhões de dólares das receitas publicitárias, quando nos mesmos períodos de anos anteriores os valores encontravam-se na casa dos mil milhões de dólares.
A queda deve ser sentida ainda mais forte em Novembro, altura em que vários anunciantes suspenderam as suas campanhas na X, depois de comentários deixados por Elon Musk na plataforma e de as campanhas de publicidade terem surgido junto de conteúdos de ódio.
No entanto, Joe Benarroch, chefe de operações da X, afirma que os valores não se encontram corretos e não refletem todos os dados do negócio, sendo que estão a ser obtidos valores de fontes com poucos detalhes sobre tais informações.
Benarroch também deixou claro que a X não pretende ser comparada com o antigo Twitter, o que se aplica também aos formatos de negócios da empresa, onde agora as receitas são focadas para o sistema de subscrições da mesma, e não diretamente da publicidade.