OpenAI vai pagar para aceder a conteúdos do Business Insider e Politico
A OpenAI chegou recentemente a um acordo com a empresa alemã Axel Springer, dona de plataformas como o Business Insider e Politico, para usar os conteúdos das suas publicações como forma de treinar o modelo de IA do ChatGPT.
O acordo terá sido estabelecido entre as duas partes, e apesar de nenhuma indicar os valores envolvidos, o portal Bloomberg refere que o acordo envolve o pagamento de milhões de euros durante os próximos três anos.
A OpenAI afirma que este novo acordo vai permitir que os utilizadores das ferramentas de IA da OpenAI poderão ter acesso a conteúdos em tempo real que sejam publicados nos portais da entidade, sendo que esses conteúdos serão também usados para o treino dos modelos GPT da empresa.
A OpenAI afirma ainda que se encontra entusiasmada em trabalhar com parceiros em redor do mundo, demonstrando como a IA pode ajudar os mesmos a criarem novas formas de receitas, ao mesmo tempo que ajudam a expandir as tecnologias de IA.
No entanto, este acordo surge também numa altura em que existem duras criticas contra várias plataformas de IA generativa, sobre a forma como usam conteúdos de diversas fontes para treino dos seus modelos sem a respetiva compensação ou consentimento.
Vários portais de notícias a nível global já bloquearam os bots do ChatGPT de acederem a conteúdos das suas plataformas, como meio de evitar que estes conteúdos sejam usados para treino dos modelos de IA.
Como parte deste acordo, a Alex Springer irá fornecer à OpenAI acesso a artigos de notícias em tempo real, bem como a arquivos de conteúdos das suas plataformas para treino do modelo de IA da empresa. A entidade terá ainda acesso às ferramentas da OpenAI para ajudar a melhorar os seus próprios produtos.