OpenSUSE começa a testar suporte para systemd-boot e encriptação do disco
A equipa de desenvolvimento do OpenSUSE revelou recentemente que se encontra a testar algumas novidades para a distribuição. Mais concretamente, encontra-se em testes o suporte para systemd-boot como o bootloader e o suporte a encriptação completa do disco baseada no systemd.
As variantes Tumbleweed e MicroOS do OpenSUSE podem brevemente receber estas duas novas funcionalidades, que iriam permitir aos utilizadores ter mais privacidade e segurança nos seus sistemas.
A desencriptação dos dispositivos poderia ser feita via a tradicional password, TPM2 ou via dispositivos FIDO2 como meio de validar a identidade dos utilizadores.
A equipa do openSUSE garante que estas novidades seriam focadas em melhorar a segurança da distribuição, enquanto se alinha com os planos de segurança de outras distribuições no mercado.
O systemd-boot iria chegar como uma alternativa ao GRUB2 by openSUSE, e oferece algumas melhorias conjugadas com otimizações para a segurança, como uma arquitetura diferente de encriptação completa do disco. Este é compatível com qualquer bootloader que suporte o Boot Loader Specification.
De notar, no entanto, que estas novidades ainda se encontram na sua fase de implementação, portanto pode demorar algum tempo até surgirem para todos os utilizadores na sua versão final estável.