Contas da Netgear e Hyundai na X usadas para esquemas de criptomoedas
As contas oficiais da Netgear e da Hyundai MEA na X, antigo Twitter, foram recentemente alvo de um ataque, tendo sido usadas para a propagação de esquemas de criptomoedas – ambas as contas possuem um total combinado de 160.000 seguidores.
As contas foram usadas para propagar mensagens focadas em roubar os fundos das carteiras dos utilizadores, através da indicação de sites maliciosos. De momento a Hyundai parece já ter obtido acesso à sua conta, tendo removido as mensagens maliciosas da mesma. No caso da Netgear o acesso parece ainda não ter sido restabelecido.
A conta da Hyundai MEA teve o nome alterado para “Overworld”, com a indicação de que se tratava de um jogo RPG da Binance Labs, com o objetivo de dar mais credibilidade ao esquema.
A conta da Netgear aparenta ter sido atacada da mesma forma, e algumas fontes apontam que o roubo terá ocorrido desde o passado dia 6 de Janeiro. Nas mensagens, os utilizadores eram incentivados a acederem a links externos sobre falsos pretextos de ganhos e ofertas de criptomoedas. Para tal, os utilizadores tinham de ligar as suas carteiras com o site da oferta, que caso fosse realizado, levava ao roubo imediato de todos os fundos da mesma.
De notar que a X tem sido bastante fustigada com ondas de ataques diretos a contas de relevo na plataforma. Ainda de forma recente foi verificado que os atacantes encontram-se cada vez mais voltados para contas verificadas com sinais de empresas ou governos, com o objetivo de enganar o máximo possível de utilizadores.
Ao mesmo tempo, a plataforma ainda se encontra a ser alvo de campanhas de spam e phishing através do sistema de publicidade da empresa, com foco em falsos giveaways e airdrops de criptomoedas.