Microsoft não vai tornar tecla do Copilot obrigatória
A Inteligência Artificial encontra-se cada vez mais presente no dia a dia dos utilizadores, e uma das empresas que tem vindo a apostar na mesma é a Microsoft. Recentemente a empresa revelou que estaria a analisar a possibilidade de criar uma nova tecla, focada em rapidamente abrir o Copilot no Windows.
A ideia será integrar um novo padrão para teclados Windows, onde iria existir um novo botão, focado unicamente em abrir o Copilot. A medida, como era de esperar, não foi algo do agrado de muitos.
O botão seria integrado tal como a tecla “WIN”, que se encontra em muitos teclados atuais. No entanto, a sua funcionalidade seria apenas dedicada para a abertura rápida do Copilot no sistema.
Durante a CES 2024, a Microsoft confirmou que iria começar a disponibilizar os primeiros teclados com esta tecla já a partir de janeiro. No entanto, agora a empresa deixa mais clarificações de como este processo vai ser realizado.
Em comunicado, a Microsoft afirma que a nova tecla do Copilot será colocada nos teclados conforme os fabricantes. Ou seja, cada fabricante terá a opção de escolher onde pretende colocar esta tecla, embora a Microsoft recomende que seja colocada logo ao lado da tecla WIN.
Ao mesmo tempo, existem também boas notícias para quem não gosta desta nova ideia. Ao que parece, a Microsoft não vai tornar a tecla como obrigatória para os dispositivos receberem a certificação de funcionamento no Windows, portanto cabe aos fabricantes dos teclados optarem ou não por usar a mesma – pelo menos, esta medida será aplicada de momento.
É bastante provável que futuros dispositivos oficiais da Microsoft venham a contar com esta tecla dedicada, mas para os restantes, existirá certamente alternativas.