Brave vai remover modo rigoroso do bloqueio de tracking
A Brave Software, responsável pelo navegador com o mesmo nome, confirmou que vai remover do seu sistema de proteção de recolha de dados de websites a opção de “Rigorosa”, que aplicava filtros mais eficazes no bloqueio da recolha de dados.
Esta funcionalidade é normalmente usada para impedir que os sites possam recolher dados que permitam criar um perfil dos utilizadores, que podem ser usados para diversas ações – como para publicidade direcionada. O modo Rigoroso fornecia um elevado grau de proteção, mas ao mesmo tempo também causava vários problemas no carregamento de websites – tendo em conta que poderia bloquear scripts considerados essenciais para o funcionamento dos mesmos.
Nas configurações do Brave, já se encontrava o alerta que este modo poderia causar problemas de compatibilidade com diferentes sites pela Internet, mas agora a empresa decidiu que vai remover essa opção por completo.
Para a equipa de desenvolvimento do Brave, este modo estaria a causar mais problemas do que propriamente a garantir um elevado grau de proteção, algo que iria contra a ideia do navegador. O Brave foca-se na privacidade, mas ao mesmo tempo pretende ser um navegador focado para o dia a dia.
Além disso, a entidade refere ainda que o modo Rigoroso do Brave é usado por apenas 0.5% dos utilizadores, que será um valor consideravelmente reduzido para suportar os problemas que este modo causa. Para a equipa, não compensa manter o suporte ao modo Rigoroso para este pequeno leque de utilizadores.
No entanto, o navegador ainda se encontra a ser focado para garantir o máximo de privacidade possível para os utilizadores online, e a entidade vai manter-se focada neste ponto.