Thunderbird encontra-se a trabalhar no suporte nativo a Exchange
A equipa de desenvolvimento do Thunderbird, o popular cliente de email da Mozilla, encontra-se a trabalhar para desenvolver uma versão em Rust do cliente, que pode vir a integrar algumas novidades interessantes para os utilizadores.
Espera-se que a integração de código Rust no Thunderbird venha a ser uma das maiores atualizações no mesmo desde a versão 115, que foi lançada em Julho de 2023 e contava com a nova interface “Supernova”.
A ideia de integrar Rust no Thunderbird surge de forma a permitir que o cliente de email venha a suportar, de forma nativa, o protocolo Exchange. Isto pode permitir que os utilizadores tenham a capacidade de interligar diretamente com o mesmo contas Exchange.
De momento, o desenvolvimento ainda se encontra a ser realizado para este fim, mas quando uma versão estável ficar disponível, os utilizadores poderão começar a testar a mesma.
Ao mesmo tempo, a equipa de desenvolvimento do cliente de email indica ainda que se encontra a trabalhar para melhorar a base de dados usada pelo programa, atualmente baseada em Mork. Este sistema encontra-se atualmente desatualizado, e possui algumas limitações que se espera virem a ser resolvidas em breve.
No entanto, tendo em conta que as bases de dados gerem tudo o que diz respeito às mensagens e interações com as mesmas, as mudanças devem ser feitas de forma calculada.