CEO da Bytedance reclama da fraca adoção de IA pela empresa
Liang Rubo, o CEO da Bytedance, empresa mãe do TikTok, deixou recentemente um alerta sobre a forma como a empresa tem vindo a adotar de forma lenta novas tecnologias baseadas em IA.
Durante uma conferência, Liang Rubo afirmou que a Bytedance tem vindo a ser lenta na integração de novas tecnologias de IA nas suas plataformas, apesar destas estarem cada vez mais presentes no dia a dia dos utilizadores.
Num dos exemplos, Rubo aponta que novas tecnologias de IA generativa não surgiram na empresa até meados de 2023, apesar de modelos como o GPT-1 existirem desde 2018.
O CEO aponta que a empresa tem sido demasiado cautelosa na implementação de IA, o que pode vir a prejudicar o alcance das suas plataformas no futuro, quando existem entidades rivais que estão a adotar novas tecnologias de IA de forma consideravelmente mais eficaz, e com meios para cativar os utilizadores.
Mesmo que o CEO da empresa aponte que esta tem vindo a ser lenta na integração das tecnologias, a ByteDance tem lançado alguns produtos onde a mesma se encontra implementada, sobretudo na região da China. Um dos exemplos encontra-se nos chatbots de IA Doubao e Cici.
Ao mesmo tempo, o executivo aponta que as tecnologias de IA generativa estiveram em desenvolvimento desde 2018, mas a lenta adoção por parte da ByteDance pode agora forçar a empresa a acelerar o passo, para acompanhar as tendências do mercado.
Obviamente, um dos principais usos da IA generativa dentro do leque de serviços da ByteDance encontra-se no TikTok, onde a tecnologia pode ser usada para a criação de conteúdos, mas também para otimizar ainda mais os algoritmos de recomendação da empresa – que atualmente são considerados como os melhores do mercado, e um dos pilares do sucesso da rede social.